Como manter a produtividade no trabalho

Ontem, 03/05/2017, às 06:00

Manter o foco no trabalho é uma das preocupações dos que possuem um emprego, principalmente quando cerca de 14 milhões de brasileiros lutam por um espaço ao sol. Por outro lado não são poucos os que sofrem algum tipo de estresse pela pressão enfrentada no ambiente de trabalho. Muitas são as técnicas utilizadas para melhorar a produtividade, como a do descanso.

A reportagem “Carreira e qualidade de vida” da revista “Você S/A” de abril apresenta algumas dicas importantes: 1 – Faça pausas. Parar de hora em hora, nem que seja por cinco minutos, não é perda de tempo, mas investimento, como tomar água, café ou falar diretamente com colega. 2 – Respire do jeito certo. Faça algumas respirações várias vezes ao dia. Um minuto é o suficiente para o exercício ser eficaz. 3 – Pense positivo. Adotar uma mentalidade e um discurso positivo e encarar as dificuldades como oportunidades para pôr em prática habilidades novas ou pouco utilizadas. 4 – Coloque o descanso na agenda. Convencer-se de que o descanso não é uma opção, mas necessidade. Aproveite o fim de semana para atividades de lazer e programa-se para férias. 5 – Movimento o corpo. Praticar uma atividade física que dê prazer ameniza os efeitos do estresse. 6 – Encontre um hobby. Escolha um que utilize aptidões diferentes das usadas no trabalho. 7 – Não descuide do sono. Enquanto se dorme as células se renovam.

As dicas da revista irão contribuir para que a produtividade no trabalho se mantenha sem que se tenha de recorrer à ajuda médica.

 

Trabalho voluntário

Realizar um trabalho social valoriza o currículo e acelera o aprendizado. Especialistas afirmam que é importante eleger uma atividade que aprimore as competências pessoais e profissionais no longo prazo. Segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha, três em cada dez brasileiros já realizaram algum tipo de atividade formal não remunerada para ajudar o próximo em algum estágio da vida. Hoje cerca de 17 milhões de pessoas ainda fazem o trabalho voluntário. Está entre os fatores a empatia por causas sociais e a busca constante por fazer a diferença na sociedade. Também é fato que alguém que praticou voluntariado tem um olhar diferente e pode oferecer habilidades extras em uma empresa.

Jovens empresários

Representar, integrar e inspirar os jovens empresários e suas organizações para fortalecer o ambiente empreendedor brasileiro, desenvolver novas lideranças e contribuir para o crescimento do país. Esse é o Conaje – Conselho de Jovens Empresários da CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) e também de Conselhos Temáticos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Assume hoje (3) em Brasília a direção da instituição o jovem empresário tubaronense Guilherme Gonçalves Pereira, que com muito orgulho serviu como estagiário em nossa gestão na regional da Fazenda de Tubarão. A Conaje é responsável pela realização do Feirão do Imposto, Conaje Capacita, Agenda Brasil Empreendedor, Congresso Nacional de Jovens Empreendedores e Minha Primeira Empresa, dentre outros. Pereira pretende continuar melhorando o ambiente empreendedor brasileiro, aproximando-se cada vez mais de seus associados, dando-lhes suporte na execução de seus projetos. Quer fortalecer a marca Conaje mediante projetos que tragam soluções empresariais aos seus associados em um método uniforme de gestão. Ao Guilherme e à equipe, sucesso na nova empreitada.

Refletindo

“As competências que mais buscamos e valorizamos, sobretudo em nossas lideranças, são flexibilidade para mudar e facilidade para se adaptar.” Juliana Clemente, diretoria de RH da Procter & Gamble. Uma ótima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *