Qualificação e desenvolvimento de pessoas

images pe

Quarta-feira, 23/03/2016, às 06:00

Considerado um dos grandes desafios da atualidade, o “desenvolvimento de estratégias com pessoas” prestou o nome à primeira reunião do ano sobre o tema, que encerrou ontem em Recife-PE. O grupo, sob a coordenação do auditor fiscal, Carlos Dell’Agnelo, responsável pela capacitação dos servidores fazendários dos Estados e do Distrito Federal, avaliou e estabeleceu metas para os próximos dois anos.

Uma das preocupações foi em relação aos parcos recursos disponíveis aos participantes do grupo. Viabilizar os profissionais da área estratégica nas organizações a compartilharem seus conhecimentos e adquirirem novos aprendizados está nos objetivos dos encontros. Desta forma, duas palestras trouxeram vastos subsídios no desenvolvimento dos trabalhos. “A Gestão Estratégica com pessoas: caminho para uma administração eficiente e verdadeiramente pública”, da colega Marilia Lins, secretária executiva de administração de PE. Para ela, em momentos de crise, o capital humano é o principal caminho para vencê-la. E nada de fazer vista grossa, prossegue. Mas reconhecer como o ativo mais valioso da organização. “Desenvolvimento Humano: focado na motivação e no empreendedorismo” foi a palestra proferida pela facilitadora Margarida de Souza, da Centresaf/CE, que tratou da superação e do trabalho em equipe. E foi além ao se expressar: “Todos nós temos brilho; cada um define a sua intensidade”.

A apresentação do manual de orientações para implementação da educação a distância nas áreas fazendárias pelos colegas Mário, do PR, e Maria da Penha, do ES, veio ao encontro de várias secretarias, inclusive a de SC. Os aprendizados e testemunhos de outros Estados também contribuíram no desenvolvimento do trabalho que será apresentado no próximo Confaz, no início de abril.

Novos desafios

O grupo também elencou oito temas, considerados de extrema relevância, para serem trabalhados e apresentados nas reuniões do Confaz. Para o presente exercício, a metodologia para o dimensionamento da força de trabalho ficou a cargo dos participantes de SC, BA e PE, e deverá estar concluída no segundo semestre.

Jornal falado

Um dos momentos marcantes do encontro é quando se abre espaço para os representantes se manifestarem permitindo a compartilhar os cases de sucesso ou as ações implementadas nas suas unidades. Todas são disponibilizadas no site do GDFAZ para consulta ou uso. Santa Catarina comentou sobre projetos que discutem o estado na medida e o seu tamanho ideal para o futuro. E como vem adotando a regra de não aumentar impostos, outras alternativas de incremento e de redução de despesas estão nas pautas diárias de discussões. Há inúmeras ações interessantes, como a de Minas Gerais, que está disponibilizando três vagas no setor administrativo para detentos com bom comportamento. Cada um será adotado por um padrinho, que terá seu nome publicado no Diário Oficial do Estado. A regra tem gerado desconforto.

Caminho das Santas

Os peregrinos do Caminho do Sul estão na reta final, após terem percorrido cerca de 600 km, e aos que se incorporaram no Caminho das Santas também lá se foram 60% do trajeto. Amanhã, se Deus permitir, integrarei o grupo para concluir a jornada. A chegada ao santuário de Santa Paulina, em Nova Trento-SC, está prevista para as 9 horas desta Sexta-Feira Santa.

Refletindo

“Saia da rotina de vez em quando para perceber coisas novas.” Paula Chimenti. Uma feliz Páscoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *