Escola Fazendária: dia de celebração

parabens5

Quarta-feira, 09/12/2015, às 06:00

Considera-se de extrema importância o que se tem produzido em desenvolvimento de pessoas; do servidor fazendário aos parceiros que se utilizaram do espaço, ou ainda de orientações e projetos dos profissionais aqui lotados, no aprimoramento do conhecimento e da formação.

O projeto que originou a criação da Escola Fazendária (Esfaz), inaugurada em 12 de dezembro de 2002, com recurso obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), revolucionou a Secretaria como um todo, modernizando, capacitando e formando servidores. Os avanços ressoam em cada canto desse país haja vista a procura por modelos de projetos e processos aqui desenvolvidos e implementados em outras unidades.

A Esfaz também recorre a outros parceiros compartilhando conteúdos em cursos presenciais ou a distância de forma que resulte na boa qualificação profissional do servidor. Apostam-se no envolvimento do corpo fazendário bem como na imprescindível participação da alta administração, dando continuidade nas ações desenvolvidas e atingindo os objetivos, que são os fazendários e os que dela se utilizam. Razões suficientes para se comemorar.

combate à corrupção
combate à corrupção

Combate à corrupção

E no dia mundial (hoje) dedicado ao combate à corrupção, podem-se comemorar alguns feitos. Se antes os menos favorecidos amargavam os rios e os fétidos ambientes prisionais, hoje empresários, funcionários públicos e políticos dividem espaços em prisões, algumas de segurança máxima. Segundo o juiz Sérgio Moro (FdeSP de 22/08/14), o grande responsável na árdua tarefa de “passar o país a limpo”: “a corrupção não tem cores partidárias. Não é monopólio de agremiações políticas ou de governos específicos. Combatê-la deve ser bandeira da esquerda e da direita”. Cabem questionamentos para reflexão: Quanto do dinheiro desviado se deixou de arrecadar tirando sonhos e até a própria vida de milhares de cidadãos, degradando ambientes, retardando o desenvolvimento, empobrecendo e adoecendo a população? O que se tem feito para estancar ou reduzir esse crime hediondo e avassalador como a lama de Mariana?

 

Como contribuir

Uma maneira simples de participar é aderir à lista do Ministério Público Federal ou de outras organizações como os Observatórios Sociais, postar sua assinatura e o CPF. Em campanha, “10 medidas contra a corrupção”, o MPF estará colhendo assinaturas no Largo da Alfândega, em Florianópolis, das 10h às 18h. E para os apreciadores de uma boa leitura, no livro do jornalista Oscar Pilagallo “O Cerco aos Corruptores – A História e os Desafios da Nova Lei que Pune as Empresas por Práticas Ilegais e Antiéticas” estão dimensionados a realidade e a necessidade do combate desse câncer que corrói a nação.

 

Devedores de ICMS

Com a aproximação do Natal o Estado encarnou a figura de “Papai Noel”, permitindo que devedores de ICMS liquidem seus débitos gerados até 31 de dezembro de 2014, em uma vez, até amanhã – 10 de dezembro. (Dec. 460, de 19/11/2015, descontos de 80% juros e multa.) Se a proposta é arrecadar, não pergunte ao colunista os motivos de cota única e em prazo espremido. Informações: Central de Atendimento Fazendária (CAF): 0300-645-1515 das 8 às 18 horas. Ou nas Gerências Regionais, das 13 às 19 horas. Contribuinte, voe, pois agora é com você!

 

Refletindo

Fazenda forte se constrói com escola valorizada.” Uma ótima semana!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *