Investindo no capital humano

El_Capital_Humano

O sucesso das organizações passa diretamente pelas pessoas que as compõem e é influenciado pelas ações – positivas ou não – dos gestores nos diferentes graus da hierarquia.

Não é diferente com as Secretarias de Fazendas, que têm na sua missão arrecadar e controlar a aplicação dos recursos públicos. Mas por trás dos compromissos existem seres que respiram. É por essas pessoas que o GDFAZ – Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário – engaja-se na luta, fortalecendo e aprimorando em busca de resultados para as Administrações Fazendárias.

A 54ª Reunião do GDFAZ, que hoje se inicia seguindo até sexta, tem como objetivos compartilhar os conhecimentos e experiência, bem como buscar soluções na área de gestão de pessoas. Prática perene entre representantes da área de Gestão de Pessoas e Escolas Fazendárias.

Dentre os temas que serão debatidos, está o da qualidade do servidor na elaboração e no desempenho das funções públicas. Por se tratar de órgão arrecadador, as fazendas estaduais devem buscar, incessantemente, recursos para suprir as demandas sociais. O GDFAZ defende a causa nobre da qualificação do servidor nos níveis técnico, de gestão e comportamental. Mas pretende avançar. É importante olhar o servidor de forma integral, fazendo uso de frase que permeia o GDFAZ: “O profissional e o humano são indissociáveis”. Em discussão também o 1º evento nacional de gestão de pessoas das Administrações Fazendárias.

A reunião contará com os pronunciamentos do senhor Antônio Gavazzoni, secretário da Fazenda de Santa Catarina, e do senhor José Barroso Tostes Neto, secretário da Fazenda do Pará e coordenador do Consefaz – Consórcio Nacional das Secretarias da Fazenda. Durante o evento, haverá ainda a palestra “Como mensurar competências para identificar gaps de capacitação”, com a professora Maria Julia Pantoja, da UNB, e a apresentação do “Manual sobre processos de contratação de ministrante e compra de vagas em eventos externos”, desenvolvido pela professora e técnica da ESFAZ/SEF/SC, Lourdes Alves.

Sem deixar de usufruir do aconchego da AFFESC e das belezas que a Ilha da Magia oferece, serão dedicados momentos preciosos para avaliação do que foi produzido em 2014 e o planejamento para 2015, visando, sobretudo, a qualificação dos servidores em benefício dos cidadãos de todo o Brasil.

Medalha de mérito

O colega e auditor fiscal Cláudio Roberto Chiesa, junto com outros 72 funcionários públicos, recebeu ontem das mãos do vice-governador Eduardo Moreira a medalha de mérito funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli 2014. Chapecoense de nascimento, mas alvinegro de coração, Chiesa teve sua indicação pelos colegas por ter “grande capacidade para transformar problemas em soluções, da forma rápida e fácil, para que sempre prevaleça a melhoria da qualidade da informação e a maior eficácia na relação entre os contribuintes e a SEF”. O medalhista, junto com outros colegas, é um dos homens fortes à frente dos processos desenvolvidos pelo gigante sistema SAT. Parabéns, da coluna!

Saúde do servidor

Enquanto em outubro as mulheres atentaram para o câncer de mama, agora em novembro chegou a vez dos homens priorizarem o exame da próstata. Que o alerta nas cores rosa e azul ultrapasse o preconceito, indo direto à prevenção.

Refletindo

“Os gestores das grandes empresas precisam simplificar seus processos para ganhar agilidade e reduzir a burocracia para decidir mais rapidamente”. Eugênio Mussak. Uma ótima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *