A importância da comunicação na gestão

com-empresarial

 

A Revista Brasileira de Administração (RBA) setembro/outubro-2014 traz uma matéria interessante sobre a “comunicação assertiva”. Quando inexiste a conexão entre emissor e o receptor, as dificuldades surgem, criando os problemas. Aqui mesmo neste espaço, somos testemunhos dos ruídos causados pela falta de clareza de um lado ou de compreensão do outro. Segundo a professora Fátima Motta, “a comunicação continua sendo uma das grandes dificuldades encontradas nas relações humanas, seja em âmbito pessoal ou organizacional”. Um dos pontos críticos é a leitura que se faz quando já se tem uma ideia formada sobre determinado tema e que se feita uma releitura, muda todo o contexto.

Mas existe remédio, como a empatia que contribui para uma comunicação eficaz. Experimente colocar-se no lugar do outro quando se está repassando a informação, para melhor entender.

“Um gestor poderá contar com uma equipe disposta não apenas a produzir, mas também com o sentimento de acolhimento e liberdade para opinar quando preciso e questionar quando não compreendido”, Wesley Aguiar, gestor de RH.

É fundamental o esforço dos gestores para fluir o processo de comunicação dentro da organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *