Gestão de Pessoas: um dever de casa

gestão de pessoas lição de casa

 

A escassez de recursos naturais torna-se cada vez mais evidente numa economia sem fronteiras, globalizada. Sua otimização se faz necessária, na medida em que o contingente populacional supera as demandas. Nas organizações, os fatos se sucedem.

Dentro dessa visão, oportunas foram as palavras do secretário da Fazenda de Tocantins, Marcelo Olímpio Carneiro Tavares, na abertura da 53ª reunião do GDFAZ – Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário, em Palmas – TO. Segundo Tavares, “é importante conhecer as carências da instituição para que se possa direcionar os recursos da capacitação”. E completa: “O GDFAZ tem ajudado muito nisso”.

Justo o que representantes de 22 Estados produziram entre 20 e 22 do mês corrente, quando discutiram formas de melhoria na prestação de serviços ao contribuinte e à sociedade. Como os gestores querem resultados práticos – incremento da arrecadação e controle dos gastos -, compete ao GDFAZ planejar, executar e apresentar os resultados devidamente avaliados. Além de qualificar implementações que possam deixar as pessoas estimuladas, valorizando para que se tornem cada vez mais comprometidas e, por último, apresentar resultados concretos, mostrando a importância do grupo na área de gestão de pessoas, traduzindo nas palavras da coordenadora Juraci Câmara.

Mas o conceito de ter, fazer, realizar não pode se distanciar de quem vai realmente executar. As pessoas, diferentemente das máquinas, necessitam de algo mais significativo. Precisam de atenção. O GDFAZ decidiu tomar a frente, criando o grupo de trabalho “Qualidade de Vida”, que, juntamente com as demais ações, será apresentado no Confaz, em dezembro.

Outros pontos importantes, como os trabalhos nos subgrupos, bem como a palestra do renomado professor Paulo Roberto Menezes de Souza – “Out Puts do Programa de Gestão por Competência e a contribuição do coaching em sua implementação prática”.
O legado de Palmas, que merece “palmas” (redundância), devidamente organizado por Vera Siqueira e sua equipe, nos remete a novembro, quando Florianópolis sediará o próximo encontro em Gestão de Pessoas. E como compromisso maior, a responsabilidade de se fazer bem o dever de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *