Doações do Imposto de Renda

Doações do Imposto de Renda

Se você é uma daquelas pessoas que se importa com a carência das políticas públicas, então, abrace a ideia. Destine parte do seu Imposto de Renda ao “Fundo para a Infância e Adolescência (FIA)”. A doação é de 3% para contribuintes pessoas físicas que utilizam o formulário completo, limitado a 6%, caso já tenha feito alguma doação em 2013 diretamente no site do fundo, referente ao mesmo ano base. O próprio programa da receita indica o valor que se pode doar. Não se aplica à pessoa física que optar pelo modelo simplificado. Se investidor, pessoa jurídica, até 1% do lucro real.
O programa da Declaração de Ajuste Anual de 2014 permite a realização da doação diretamente na declaração e o contribuinte deve preencher a ficha “Doações Diretamente na Declaração”, localizada em “Resumo da Declaração”. O prazo expira em 30 de abril.
Participando do FIA estadual, o cidadão não terá nenhum prejuízo ou acréscimo de despesas. Apenas antecipa parte do seu Imposto de Renda Devido em favor de crianças e adolescentes catarinenses. O contribuinte recebe de volta o valor doado, junto com a restituição, ou em forma de desconto no imposto a pagar.

Finalidade dos recursos

A criação do FIA tem como objetivo captar recursos para a execução de políticas públicas direcionadas aos direitos da criança e do adolescente. As doações contribuirão para o desenvolvimento de projetos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, como aquelas abandonadas e desabrigadas, vítimas de maus tratos ou que sofrem abuso sexual.

Destino seguro

Optando pelo FIA/SC aparecerá, automaticamente, o CNPJ do fundo. O programa emitirá um Darf para o pagamento da doação ao fundo beneficiário indicado. Posteriormente, a Receita Federal depositará os referidos valores na conta bancária específica do FIA/SC. O fundo dispõe de uma conta específica em que ocorre, obrigatoriamente, a utilização dos recursos nas ações desenvolvidas. Em SC, é gerenciado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). Mais informações: fia@sst.sc.gov.br, ou no telefone (48) 3664-0619.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *